segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bolo Chocomenta da Fleischmann




Quem acompanha o blog ou pelo menos já deu uma olhada em todo o seu conteúdo, certamente se lembra do sucesso que os petit gateaus da Fleischmann fizeram. Deliciosos, molhadinhos, com aquela generosa calda quentinha de chocolate em seu interior. 
Desde que os provei, virei uma fã dos produtos da Fleischmann. Passei em uma certa noite pelo mercado e vi que todas as misturas prontas desta marca estavam na promoção. É claro que tive que me aproveitar. Uma das minhas aquisições foi este simpático bolo de chocomenta que promete combinar o maravilhoso sabor do chocolate com a incrível refrescância da menta. Promessa cumprida?


Como comprei em uma promoção, a embalagem com 450g de mistura custou R$3,69. Normalmente deve custar em torno de seis ou sete reais.

De acordo com a embalagem, para fazer o bolo era necessário adicionar ao conteúdo da embalagem:
  1. 2/3 de xícara de chá de leite
  2. 3 colheres de sopa de manteiga
  3. 3 ovos
Preparei todos os ingredientes e utensílios - aliás, comprei um conjunto de colheres medidoras que é lindo - e comecei a receita.


Adicionei os ovos, a margarina e o leite nas quantidades indicadas e comecei a misturar. Era uma massa realmente densa, complicada de mexer com a colher. E como costumo gostar de bolos e tortas mais molhadinhos, adicionei um pouco mais de leite para ajudar a trabalhar com a mistura e trazer como resultado o bolo com um toque mais úmido. 


Foi esta a consistência adquirida, não muito densa, não muito líquida. Coloquei tudo em uma forma retangular um pouco maior do que a proposta na embalagem, já que todas as formas e panelas aqui de casa são bem grandes. 
Levei-a ao forno pré-aquecido a 180º graus, mas aumentei um pouco a temperatura após algum tempo, somente para acelerar o processo. 
O resultado foi melhor do que o esperado.


Graças a minha preferência por bolos mais "molhadinhos", tenho a fama de fazer bolos que sempre ficam mais líquidos do que o normal. Não é totalmente culpa minha, o forno elétrico que costumo utilizar está um pouco antigo, e não cozinha mais com tanta precisão. Mas confesso que adoro quando o bolo vem antes de atingir o ponto certo.

Ao contrário de todas as minhas outras tentativas, este bolo saiu exatamente como deveria ser. Utilizei o forno convencional, e realmente tinha mais aparência de bolo do que a maioria das receitas.

Cortei-o em vinte e cinco delicados quadradinhos de bolo e servi como acompanhamento para um chá da tarde com a minha irmã.


O primeiro pedaço tinha um sabor de chocolate leve e muito saboroso, com um sutil toque de menta ao final. Mais sutil do que eu esperava. Sinceramente, me pareceu muito com um bolo de chocolate normal. 


Servi outra fatia com um pouco de calda de chocolate por cima, e achei o toque final de que precisava. Ficou incrível, parece que, de certa forma, a calda despertou os sabores do bolo.
De maneira geral, gostei do resultado. Mas não como um bolo de chocomenta, em que você imagina algo diferente e um pouco sofisticado, mas como um bolo de chocolate.
Acho que da próxima vez vou utilizar meu tradicional forninho elétrico que deixa os bolos com o sabor e consistência que aprecio de verdade.

Informação nutricional:
Referente a uma porção de 37g de mistura (3 colheres de sopa).
 Porção% VD(*)
Valor Energético143 Kcal ou 598 Kj7 %
Carboidratos (sem fibras)30 g10 %
Proteínas1,9 g3 %
Gorduras Totais1,8 g3 %
   Gorduras Saturadas0,5 g2 %
   Gorduras Trans0,4 g**
Fibra Alimentar0,8g3 %
Sódio129 mg5 %

NOTA: * - Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 
** - Valor não estabelecido.
Fonte: Fleischmann







2 comentários:

  1. Onde eu encontro esse bolo de chocomenta em Curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite que eu tô caçando a mesma informação que você nesse blog de 2013... Infelizmente, o bolo foi extinto 😭 Triste, comia muito antigamente

      Excluir